segunda-feira, 19 de outubro de 2009

“Plantando Verde e Colhendo Vida”

A EMEFEI João Batista Berbet parabeniza os alunos da 4ª série A, da Professora Rosa Maria de Souza Camarneiro, os quais foram os vencedores do Concurso “Plantando Verde e Colhendo Vida, promovido pela Usina Alto Alegre”.

“Plantando Verde e Colhendo Vida”


Atualmente estamos sofrendo com a poluição no mundo porque o bicho homem está destruindo o Planeta Terra.
A fauna e a flora estão sendo destruídas pelo homem que mata os animais, faz queimadas e polui tudo que há.
As plantas produzem o seu próprio alimento e ao fazerem isso liberam o oxigênio para atmosfera e retiram dela o gás carbônico.
A coleta seletiva é muito importante para economizar energia e reduzir a quantidade de lixo.
Todos deveriam ter a consciência de separar e colocar o lixo no devido lugar. Temos que colocar vidro com vidro, plástico com plástico, metal com metal e papel com papel.
Nós alunos da 4ª série A da EMEFEI João Batista Berbet já participamos do Projeto “Recuperação da Mata Ciliar local”, onde plantamos cento e cinquenta mudas de árvores nativas junto ao Rio Coroados (Teçaindá).
É importante lembrarmos que quanto mais árvores plantarmos, mais oxigênio iremos receber. Vamos plantar verde para colher a vida dos animais e a nossa também.
Devemos plantar milhares de árvores para proteger o futuro do nosso planeta.

Ana Lúcia Aquoti Galindo- Produção de Texto- 4ª série A- EMEFEI João Batista Berbet- Profa. Rosa Maria de Souza Camarneiro

“Plantando Verde e Colhendo Vida”


O meio ambiente é muito importante para os seres vivos. Eu aprendi que o bicho mais perigoso do mundo é o homem, porque ele é quem polui, destrói, corta as árvores e caça.
As árvores são muito importantes para o ambiente. Elas produzem o seu próprio alimento, para isso elas retiram o gás carbônico e liberam o oxigênio. Isso se chama fotossíntese.
É muito importante ter árvores perto dos rios, porque elas os protegem da areia, livrando-os do assoreamento.
Também é importante lembrarmos que se a água não existisse, iríamos morrer.
Devemos economizar a água. Ao escovarmos os dentes, temos que deixar a torneira fechada. Ao invés de lavar, devemos varrer as calçadas, tomar banho no tempo de cinco a dez minutos e principalmente não poluir os rios, mares, etc.
O aquecimento global que é causado pela poluição e por gases utilizados em produtos de beleza, fazem a camada de ozônio ficar rarefeita, esquentando o planeta Terra.
Participar da reciclagem é dever de todos. Fazer isso é muito fácil; devemos colocar papel no container azul, plástico no vermelho, vidro no verde, metal no amarelo e no cinza os que não são recicláveis.
Estou muito preocupado com tudo isso. Espero que a água não acabe. Eu já participei de um plantio de árvores e quero participar de muitos outros para contribuir com a recuperação do planeta e torná-lo mais verde para meus filhos não morrerem de sede e de fome.


Wellington Nunes Pelais- Produção de Texto- 4ª série A- EMEFEI João Batista Berbet- Profa. Rosa Maria de Souza Camarneiro

“Plantando Verde e Colhendo Vida”



Os seres vivos estão sofrendo com a revolta da natureza. O homem vem agredindo a sua própria casa e ela está revoltada. O mal que o homem faz, ela retribui.
A fauna e a flora estão devastadas, muitos animais correm risco de extinção, pois seus habitats estão sendo destruídos para fazerem indústrias e cidades e os animais estão passando a morar em lugares mais próximos das cidades e não têm o que comer.
A flora está sendo destruída pelos homens que derrubam as árvores para fabricarem móveis. Todos os cidadãos já deveriam saber que só devemos comprar móveis fabricados especialmente para esse fim.
As árvores fabricam seu próprio oxigênio e ajudam a purificar o ar, retirando o gás carbônico e liberando oxigênio.
A reciclagem é importante para o ambiente porque economiza energia. A coleta seletiva é uma contribuição valiosa e para participar devemos colocar papel no container azul, plástico no vermelho, metal no amarelo, vidro no verde e os não recicláveis ou lixo orgânico no cinza.
A camada de ozônio está cada vez mais fina por causa da poluição e o spray de cabelo é um desses vilões e se continuar, nós vamos ter câncer de pele.
A mata ciliar é a maior protetora dos rios, pois ela os protege de ventos fortes para não soterrá-los.
Todos devemos colaborar e cuidar do futuro, pois quando crescermos, iremos ter filhos e netos e devemos garantir um futuro melhor para eles.



Karolayne da Silva Oliveira-4ª Série A- EMEFEI João Batista Berbet- Profa. Rosa Maria de Souza Camarneiro