quarta-feira, 8 de junho de 2011

"Atividades em comemoração
ao Dia das Mães"






No mês de maio, a Escola João Batista Berbet comemorou o Dia das Mães com dois trabalhos. Na quarta-feira - dia 4 - foi realizado apresentação de poesias, encenação teatral e entrega de lembranças através do Projeto Solidariedade, na Vila Vicentina. Já na sexta-feira - dia 6 - houve no prédio da escola, gincana com participação das mães, apresentação de canções, entrega de flores e bingo tendo um bolo como prêmio.

Escrito por Assessoria de Imprensa

“Berbet realiza atividades do Dia Mundial do Planeta Terra”


Na segunda quinzena de abril a EMEFEI João Batista Berbet envolveu seus 216 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental(1º Ano a 8ª Série) e equipe escolar no desenvolvimento de atividades voltadas à comemoração do Dia do Planeta Terra.

As atividades desenvolvidas tiveram por objetivo conscientizar os alunos e a equipe escolar quanto à adoção de consciência ecológica.Os trabalhos realizados foram o plantio de uma árvore,coleta do lixo do quintal da escola,encenações teatrais, discussão temática, produção de textos e cartazes.

Os trabalhos realizados fazem parte do Projeto Meio Ambiente da unidade escolar, o qual acontece anualmente e tem etapas para o desenvolvimento.O Dia Mundial do Planeta Terra faz parte dessas etapas.

Segundo a Direção da escola, Osni Goveia, o trabalho com o tema foi muito positivo, pois mobilizou tanto os alunos quanto a equipe escolar em relação à conscientização ambiental e contou com atividades que promoveram de fato a interação dos grupos e socialização dos saberes.

“Escola Berbet visita os Programas Água Amiga e Verde Vivo em São Paulo”


A segunda quinzena do mês de Março de 2011 foi marcada na Escola Berbet por atividades diversificadas que tiveram por objetivo reforçar o trabalho que é desenvolvido no Projeto Meio Ambiente da unidade escolar.

Segundo o Professor Coordenador Pedagógico da escola, o Projeto Meio Ambiente é desenvolvido anualmente e envolve toda a equipe escolar, pois se sabe que preservar e entender o meio no qual se habita é tarefa de todos. Por esse motivo, a escola Berbet realiza todos os anos os estudos e a vivência do Projeto “Criança Ecológica”, programa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de São Paulo que atende alunos da faixa etária do 4º e 5º Anos.

Os trabalhos com o Projeto Criança Ecológica são organizados através de estudo da cartilha do programa, onde são desenvolvidas situações de aprendizagem que primam pelo estudo e reflexão de temas ligados à problemática ambiental e em seguida os alunos são oportunizados a vivenciarem as estações do Projeto.

A escola Berbet realiza os trabalhos do Programa Criança Ecológica desde o ano de 2009. Nos anos de 2009 e 2010 além de terem sido promovidos os estudos do programa, os alunos visitaram a estação do “Floresta Legal” na sede do PEMD(Parque Estadual Morro do Diabo), em Teodoro Sampaio.

De acordo com a Direção da Escola e a Coordenação Pedagógica, os alunos demonstram grande interesse pelos temas abordados e percebe-se a consolidação dos saberes adquiridos quando da vivência nos ambientes próprios do programa. Por tais motivos a escola em parceria com o Departamento Municipal de Educação, Departamento de Meio Ambiente, Departamento de Transportes e a Prefeitura Municipal de Martinópolis organizou os trabalhos de visitação às estações do “Programa Água Amiga”, localizado nas imediações da Represa Guarapiranga e do” Programa Verde Vivo”, localizado no Jardim Botânico, em São Paulo.

Segundo a equipe da escola, o trabalho realizado foi muito significativo, pois envolveu 44 pessoas, contemplando alunos e equipe escolar, além da presença da Engenheira Ambiental Carla de Souza Camarneiro do Departamento Municipal de Meio Ambiente e da estagiária do Curso de Geografia da UNESP, Priscila Estevan Engel. A presença desses profissionais na viagem favoreceu a discussão dos temas estudados, reforçando o trabalho desenvolvido em sala de aula, principalmente pela Professora Rosa Maria de Souza Camarneiro através da cartilha do Programa Criança Ecológica.

A Direção da Escola, Osni Goveia, a Coordenação Pedagógica e a equipe escolar agradece aos Departamentos citados e a Prefeitura Municipal de Martinópolis pelo auxílio prestado aos trabalhos realizados.